Vending machines são comuns, em qualquer metrô ou parque há sempre uma. E se essas máquinas fizessem mais que entregar uma bebida?
Confesso que minha curiosidade por essas máquinas aumentou depois que usei uma delas na China. Nas estações de metrô estão disponíveis máquinas de suco de laranja, com as laranjas cortadas e espremidas na hora, como um quiosque de suco, mas na versão auto-atendimento. Não resisti e tirei uma foto, fiquei encantada.
Já falamos sobre a vending machine que só funciona com suor do usuário. Há também máquinas que recebem objetos em vez de dinheiro (ou de suor!). Este é o caso na Turquia, esta vending machine (foto abaixo) recebe embalagens recicláveis e em troca libera água e ração para animais de rua.
Na Austrália, há máquinas que, para incentivar os cidadãos a reciclar, troca latinhas e garrafas por ingressos de cinema, passagens de ônibus, vales-alimentação e doação para a limpeza da cidade. É interessante, pois mais que alardear a necessidade da reciclagem, há um reforço positivo na atitude, cria um incentivo real.
Com objetivo menos nobre, mas muito importante, há as vending machines que são verdadeiros restaurantes. A Let`s Pizza faz pizzas em apenas três minutos. O cliente escolhe a cobertura, a pizza é montada na hora e sai assada, pronta para ser consumida.
Se você prefere opções mais frescas, pode também comprar lagostas vivas. Talvez seja um pouco radical, mas é a certeza de levar um ingrediente fresco para o jantar. Na China (a China é uma terra infindável de curiosidades!) você pode levar até mesmo um sapo fresco para o jantar (peço desculpas pela falta de nitidez da foto, mas foi tirada pelo vidro do aquário no supermercado) e, ao fundo, estão as cobras d`água.
Já viu alguma vending machine diferente? Conte para nós nos comentários!
Referências: Blog.Luz.Vc, Trends Around the World