Cada brasileiro utiliza quase 5kg de pó de café todos os anos. O que fazer com esse resíduo? Em alguns lugares vira adubo, nas cidades geralmente o pó vai para o lixo. Saiba, porém, que você pode ter um tesouro nas mãos.
É isso mesmo, o bom e velho pó de café de todos os dias agora dá origem a móveis e até a jóias. Quer saber como isso é possível? Veja aqui no Eat Innovation.
A designer de jóias Rosalie McMillan se uniu à startup londrina Re-Worked para criar o Çurface (isso mesmo, com Ç), um material feito de borra de café, copos descartáveis de plástico derretidos e óleos naturais. O resultado é uma espécie de “madeira escura” de alto valor agregado.
Para fazer o Çurface, essa mistura de café passa por um processamento a alta temperatura e pressão. A matéria-prima vem da parceria que a startup possui com redes de cafeterias que doam a eles o pó de café usado. O material tem alta durabilidade e resistência assim como uma madeira comum. A designer o utiliza para fazer jóias exclusivas com ouro e prata. Para quem quiser adquirir as jóias cafeinadas, é só comprar pelo site aqui (preços em libras esterlinas).
Trabalhos conjuntos com fabricantes levaram o çurface a móveis e até às máquinas de café espresso (foto abaixo). Apesar de ter desenvolvido um material inovador, a Re-Worked ainda depende das verbas de pesquisa governamentais para continuar explorando o novo material. É preciso crescer a produzir em larga escala e a empresa ainda estuda formas de fazer isso de maneira sustentável economica e ambientalmente mantendo seus princípios.
Será que o Çurface vai ganhar o mundo? Isso ainda não se sabe, mas que já deu vontade de usar essas jóias de café, isso já. E então, aceita um cafezinho?
Referências: The Guardian, Mapped Culture, Fine Dining Lovers, Death Wish Coffee, Embrapa