O amargo é um dos sabores menos apreciados pelo ser humano. Na indústria há muitos esforços para inibi-lo. Agora há um ingrediente novo e natural, um cogumelo bloqueador de sabor amargo que ainda realça o sabor doce.
Quantas vocês você encheu o café de açúcar porque estava muito amargo? ClearTaste é um pó que torna o café e outros alimentos menos amargo. O segredo? Um cogumelo bloqueador de sabor amargo que de quebra ainda realça o sabor doce. Ah, é de uso universal, serve para qualquer produto, e não tem gosto de champignon!
A startup MycoTechnology, dos EUA, desenvolveu o produto que promete sacudir a indústria de alimentos. Basicamente eles promovem o crescimento do fungo em ambiente controlado, coletam, desidratam e transformam em pó.
As moléculas desse fungo ao entrar em contato com as papilas gustativas da sua boca inibem a detecção dos sabores amargos. Outro efeito é a diminuição de 50 a 90% do uso de açúcar nas formulações, um efeito bastante desejado para novos produtos saudáveis.
Muitas vezes mesmo os produtos salgados possuem açúcar em sua fórmula, isso acontece para mascarar o amargor de outros componentes. Até mesmo em produtos com adoçantes como Stevia enfrentam o mesmo problema do after-taste.
Os receptores amargos não estão presentes só na sua língua
Esses receptores amargos, os T2Rs, também estão em seu intestino, pulmões e cérebro. Os cientistas ainda estudam o porquê e descobriram que nos pulmões, por exemplo, eles estão envolvidos com o relaxamento e constrição das vias aéreas podendo auxiliar no tratamento da asma. No intestino, informam nossas células como bem absorver nutrientes, e no cérebro regulam nossos mecanismos de saciedade.
Por isso o fato de bloquear nossos receptores amargos anda não é totalmente elucidado, não sabemos que impactos podem ter em outras áreas do nosso corpo. Além disso, o fato de ser proveniente de um cogumelo, “natural”, não significa que o produto seja automaticamente seguro, então ele ainda passará por diversos testes para assegurar sua qualidade e segurança.
Mudança no product-market-fit da startup
A startup focou na indústria de café como cliente, porém com o refinamento da proposta, ampliaram o leque e passaram a oferecer para outros segmentos como adoçantes, chás, chocolates, cervejas entre outros (chocolates à venda aqui).
A ideia é tão promissora que a MycoTechnology já levantou 76 milhões de dólares em sete rodadas de investimento. O plano agora é alcançar a produção em larga escala.
Se tudo der certo, no futuro, em vez de adoçar o café com uma colherada de açúcar, você vai fazer com uma colherada de cogumelo!
Referências: Food Navigator, Digital Trends, Fast Company, Daily Coffee News, Mold, Bitter taste receptors: Extraoral roles in pathophysiology, Bitter taste receptors: Novel insights into the biochemistry and pharmacology