Segurança alimentar é essencial para todos, mas um sistema HACCP tem seu preço. E se fosse possível diminuir custos com um plano gratuito já desenvolvido por profissionais? Esse é a proposta da Iniciativa de Segurança Alimentar Open Source.
Com a economia colaborativa em alta num mundo cada vez mais conectado, o “open-source” (do inglês: fonte aberta) vem ganhando força. O termo é pouco conhecido fora da esfera da tecnologia, onde se refere ao desenvolvimento de códigos de hardware e software que pode ser livremente usado por qualquer pessoa e distribuído sob licenças livres.
E quem disse que não pode ser encontrado também em alimentos?
Por isso surgiu a iniciativa “Open Source Food Safety“ (Segurança Alimentar Open Source), que tem como objetivo tornar as informações sobre a inocuidade dos alimentos publicamente disponíveis, livres e fáceis.
A produção de alimentos seguros ainda é um desafio para a indústria de alimentos. Os HACCP são essencialmente documentos processuais que explicam os planos de segurança alimentar e sanitária de um produtor. Eles contêm informações detalhadas sobre como a empresa vai operar e manter os níveis de contaminantes seguros em seu produto. Muitas empresas contratam consultores por não saber elaborar um plano sozinhas e este custo pode ser proibitivo para os pequenos produtores artesanais.
A iniciativa é do Coletivo Underground Food em colaboração com a Universidade de Wisconsin-Madison (EUA) e a Fundação Sarapis. Tudo começou quando Jonny Hunter, co-fundador da Underground Meats, que faz parte do Coletivo, precisou implementar HACCP na sua produção de salames artesanais para conseguir a certificação necessária e comercializar seus produtos no país. Ele viu aí uma oportunidade de compartilhar seu aprendizado e todo material desenvolvido, afinal, se ele teve essa dificuldade, outros produtores provavelmente teriam também.
O projeto então começou com uma campanha de crowdfunding na plataforma Kickstarter em 2014 e arrecadou quase 50 mil dólares. Até o momento, os colaboradores da iniciativa ajudaram mais de 20 empresas com seus planos HACCP, reduzindo assim o custo de iniciar um negócio e gerando para eles uma economia estimada em 250 mil dólares.
O trabalho não para por aí, no site é possível compartilhar seus arquivos com o grupo, comentar e corrigir os planos existentes. Pode-se adaptar o material para o seu próprio negócio. Melhor ainda, já há planos para outros segmentos além dos produtos cárneos curados, que foi desenvolvido inicialmente.
Os próximos passos incluem fornecer guias sobre regulamentação da segurança alimentar, com vídeos passo a passo que documentam o processo de validação e verificação de planos HACCP, entrevistas com cientistas de alimentos, artigos abordando as dificuldades enfrentadas pelas pequenas empresas e ainda um fórum para discussão de questões de segurança alimentar.
O debate sobre open source está longe do fim, mas quanto mais tornamos essa informação transparente e a compartilhamos, mais empoderamos a economia alimentar emergente e reforçamos a segurança dos alimentos.
Precisando de HACCP grátis? Basta clicar aqui e acessar os arquivos. Quer compartilhar o seu? Basta enviar para info@opensourcefoodsafety.org
Referências: Kickstarter Tips, New Food Economy, Futurism, FastCoExist, Beef Point