Que inovação pode ser feita num simples pedaço de plástico para beber milk shake? Bom, o Mc Donalds conseguiu. Um canudo high tech para uma proporção perfeita de sabores da bebida.
O Saint Patrick’s Day é celebrado no dia 17 de março e é nesta época em que o Mc Donald’s lança o Shamrock Shake, uma linha de milk shakes em homenagem ao santo padroeiro da Irlanda. O milk shake em si nem é a estrela esse ano, mas sim o canudo high tech (palha, em Portugal) feito especialmente para a bebida.
STRAW, além de além de ser a tradução de canudo, em inglês, também é a sigla que deu nome ao deles e significa: tubo de sucção para retirada axial reversa.
Um time de engenheiros de produto e designers desenhou todo o conceito e calculou a angulação perfeita do canudo em formato de J. Assim, em vez de tomar a bebida de menta e chocolate em camadas separadas, pode-se sugar as duas ao mesmo tempo, combinando os sabores.
https://www.youtube.com/watch?v=zc7hmqrGyPE
É claro que qualquer um pode apenas misturar logo os sabores no copo com uma colher, mas com certeza perderia todo o apelo, o marketing e a diversão de se criar uma inovação. O processo envolveu modelagem em CAD, impressão 3D dos protótipos e simulações de dinâmica de fluidos.
Parecia simples no início, o plano era apenas fazer um canudo duplo com tamanho diferente em cada saída, mas conforme a bebida fosse consumida o canudo mais curto passava a sugar apenas ar. Até que raciocinaram ao contrário (método muito utilizado em processos de inovação, recomendo!): e se em vez de beber de baixo para cima, bebessemos de cima para baixo? Foi então que passaram ao formato atual.
Os dois buracos colocados estrategicamente na extremidade da curva permitem sugar a bebida de hortelã enquanto a extremidade puxa a partir do fundo como num canudo normal, sorvendo o chocolate. Há ainda um terceiro furo, ele impede que o consumidor engula ar quando a quantidade de bebida diminui no copo. Já os testes não foram tão agradáveis, para testar a dinâmica dos líquidos, a equipe sugava uma mistura de óleo e água e então cuspia e media a proporção dos líquidos. Depois passaram aos milk shakes (beberam mais de 100!) para acertar o tamanho dos furos.
Infelizmente serão distribuídas apenas 2000 unidades do canudo high tech e somente nos EUA. Mas afinal, se o santo é irlandês, o brinde não deveria ser distribuído na Irlanda?
Referências: 3D Print, Entrepreneur, Forbes, Fast CoDesign