Como conter os efeitos da seca? Ao contrário do senso comum, a solução pode ser simples, barata e muito criativa.
A Califórnia está sofrendo com a pior seca dos últimos 1200 anos. Para conter a evaporação da água de seus reservatórios, a prefeitura de Los Angeles comprou quase 100 milhões de bolinhas de plástico pretas (shade balls) a 36 centavos cada, gastando assim mais de 34 milhões de dólares. Apesar de aparentemente caro, o investimento deve apresentar retorno em breve.
As bolinhas mantêm a água mais fria, tornam o reservatório menos susceptível ao crescimento de algas, proliferação de bactérias e reações químicas que possam produzir substâncias tóxicas. E é claro, salvará mais de 300 milhões de galões de água por ano e economizará em torno de 250 milhões de dólares em tratamento de água que seriam utilizados pelos meios convencionais nos reservatórios.
Feitas de polietileno, as shade balls são enchidas com água para não serem arrastadas pelo vento. Uma camada de revestimento resistente aos raios ultravioleta e à degradação completam a solução. Estima-se que as bolinhas durem mais de 10 anos e depois poderão ser recicladas.
Enquanto isso no Brasil, nem sinal de iniciativas no sistema Cantareira e, infelizmente, a seca em São Paulo tende a virar rotina. E você, o que está fazendo para economizar água?
Referências: Folha de São Paulo, ABC News, AGU Journal, National Geographic