Já ouviu falar do milho azul? Ele é mais nutritivo que o milho amarelo comum e é matéria-prima para novos produtos de cores exóticas. Saiba mais aqui no Eat Innovation!
Você sabia que existem diferentes tipos de milho? No Brasil encontra-se pouca variedade, infelizmente, mas em outros países é possível provar diferentes cores e sabores como o milho azul, o branco, o vermelho e o multicolorido.
O milho Azul, também chamado Midnight Blue, é escuro, quase preto. Tem grãos pequenos e firmes. Possui antocianina e outros antioxidantes, fibras e ácidos graxos poliinsaturados. Pode ser encontrado com maior frequência no México e nos EUA, mas há alguns pequenos produtores dispersos em outros países.
Ele dá origem a produtos azuis muito bonitos. A pipoca feita com ele, entretanto, não é azul, mas sim quase branca, como a pipoca feita de milho amarelo. Uma pipoca menor e mais doce, a diferença é a casquinha (aquela que gruda no dente), que continua escura.
A Open Road Snacks produz a pipoca de milho azul, um produto com o intuito de ser um snack mais saudável que as pipocas comuns (à venda aqui), feita com sal marinho e sem conservantes.
Se você prefere fazer suas pipocas em casa, pode adquirir as da Arrowhead Mills:
Além das pipocas também há chips de milho (esses sim são azuis)…
…tacos mexicanos…
… colher comestível (lembra que mostramos talheres comestíveis aqui e aqui ? Olha a tendência se tornando fato consumado e unindo saudabilidade com sustentabilidade!)
Tem até cosmético feito com ele:
Essas comidas azuis combinam com o agora famoso vinho azul (já falamos aqui e aqui), não é mesmo? Você já provou algum desses produtos?
Referências: Clube da Pipoca, Trendhunter, Jonny Seeds