Todos já viram chocolate branco com corante rosa, esse aqui é diferente, ele é mesmo um novo tipo de chocolate rosa, sem corantes e feito de cacau!
A geração Millenial supostamente adora a cor rosa (supostamente porque acredito que a cor da moda influencia todas as gerações e não é graças aos Millenials que o rosa caiu nas graças da indústria). A adoração é tanta que um tom de rosa foi nomeado em homenagem aos jovens de hoje, é o “rosa millenial“.
E por que estou contando isso? Porque rosa millenial é a cor do novo chocolate criado pela fabricante suíça Barry Callebaut em junto à Jacobs University, da Alemanha. Apesar da coloração rosada, a empresa garante que o chocolate é avermelhado e por isso o nomeou como o “chocolate rubi“.
Não espere chocolate branco tingido, esse é produzido de maneira inovadora, um novo métodos de isolamento dos grãos de cacau para “isolar os precursores de sabor que preservam uma cor vermelha“. A empresa passou 10 anos desenvolvendo essa técnica para chegar ao produto que apresentaram ao mundo recentemente. Ah, o sabor é o de um chocolate típico suíço 70% cacau.
Por que a notícia causou tamanho impacto na indústria?
Porque a última inovação disruptiva em chocolates aconteceu há mais de 80 anos quando a Nestlé criou o chocolate branco. O chocolate rosa é a esperança de recuperação das vendas de chocolate que vinham em queda. Imagine o próximo dia dos namorados com esses chocolates no mercado, quantos novos produtos serão criados?
A própria Barry Callebaut lançou uma novidade em 2015, o chocolate que suporta altas temperaturas, falamos dele nos primeiros meses de existência dos Eat Innovation (clique aqui), mas claro que não é algo tão grandioso quanto o anúncio de um quarto tipo primário de chocolate.
E a legislação?
O FDA (Food and Drug Administration – principal agência reguladora de alimentos americana) ainda não aprovou o produto e a empresa calcula que o processo todo de aprovação legal nos principais mercados mundiais levará pelo menos um ano. Eles também buscam parceiros para produzir em outros continentes.
Embora o FDA precise aprovar o nome “chocolate rubi” antes da rotulagem do mesmo, há uma exceção que permite que um novo produto seja comercializado como uma nova invenção enquanto a autorização estiver pendente. A demora no registro se deve ao fato de que o chocolate rosa não contém leite suficiente para ser classificado como chocolate ao leite e possui sólidos de cacau, então também não pode entrar na categoria de chocolate branco, será criada uma nova designação para ele.
Já falamos sobre o impacto da legislação na inovação em alimentos, outro produto que passou pelo problema do registro foi o vinho azul Gik (leia aqui).
Quais as novidades rosa millenial no mercado?
O chocolate rosa é só um dos novos produtos com a cor da moda. Há ainda o gin Burleigh’s, edição limitada inspirada em cerejas japonesas e contém também hibísco, toranja e rosas.
O concorrente, Gordon’s, também fez sua versão de gin.
A tequila Código 1530 é rosa, entretanto a cor é garantida por outro processo. A bebida descansa em barris que antes foram usados para armazenar vinho tinto, então além do benefício da cor, há ainda o sabor que possui notas de Cabernet.
Será que gin rosa harmoniza bem com chocolate rosa?
Referências: Bloomberg , Trend Hunter, Eater, Mode Area, Refinery 29, NYMag, Punch, Independent
Onde compro?
Onde compro?
Olá Alessandra,
Este chocolate ainda não está à venda, mas os demais chocolates da marca são vendidos em lojas de produtos para confeitaria.
Abraços,
Natasha