Imagine um lugar em que famílias pobres podem comprar o que escolherem, com conforto e dignidade. Essa é a ideia do supermercado Valor Humano, o primeiro supermercado social inaugurado em Lisboa, na Junta de Freguesia de Santo António.
O que é um supermercado social?
É um supermercado como os outros, porém esta iniciativa inovadora no país visa atender, de forma digna, às famílias carentes substituindo os conhecidos saquinhos de comida entregue às pessoas em fila. Além disso, o projeto dá autonomia e poder de escolha aos apoiados, permitindo melhor planejamento alimentar.
O supermercado disponibiliza não só produtos alimentares e de higiene, mas também vestuário e até brinquedos. Apenas carne e peixes não estão à disposição por motivos de segurança alimentar. Os produtos do mercado resultam de doações de comerciantes locais e são destinados apenas aos residentes desta freguesia, ou seja, mais de 1000 pessoas de 360 famílias.
A moeda é o Santo António. As famílias recebem uma cota mensal de “dinheiro” para comprar os produtos. Um litro de leite, por exemplo, custa meio Santo António. A grande vantagem é que cada família tem autonomia para gerir o orçamento e escolher “o que” e “quanto” efetivamente precisa em casa. Futuramente será implementado um sistema de cartão magnético para acumular os créditos.
O projeto custou cerca de dois mil euros à Junta de Freguesia e espera-se que um dia ele deixe de ser necessário: quando isso acontecer, é sinal de que todos os habitantes têm melhores condições de vida e poderão viver sem este auxílio.
Artigo originalmente publicado na minha coluna na revista i9 magazine em 16/05/2016 e atualizado em 22/04/2018.