A Coréia do Norte emitiu, pelo seu jornal The Pyongyang Times, a notícia de que criaram uma bebida alcoólica que não causa ressaca. Bom de mais para ser verdade?
Cientistas da Taedonggang Foodstuff Factory, empresa norte coreana, criaram o Koryo Liquor. Um blend de extrato de ginseng e arroz glutinoso queimado resultando numa bebida suave com 30 a 40% de álcool, mas que não causa ressaca. Para efeitos de comparação, uma cachaça tem geralmente 40% álcool. Não é mencionado se a bebida é destilada, fala-se apenas em fermentação e, segundo Aline Bortoletto, minha fonte consultada, pesquisadora e doutoranda do Laboratório de Qualidade da Cachaça Esalq-Usp, não é possível que uma bebida fermentada alcance esse teor alcoólico sem a destilação.
O arroz glutinoso é primeiramente fervido e então tostado. Na fervura os nutrientes se depositam no fundo e o amido é quebrado em moléculas de glicose na alta temperatura. Ainda de acordo com eles, “o arroz contém aminoácidos essenciais, substâncias inorgânicas e vitaminas e acelera a lipólise”. Não é esclarecido onde ocorre lipólise (= quebra de gordura), se seria na levedura usada na fermentação, no arroz ou até mesmo se é um efeito no organismo da pessoa que consumir a bebida. Este é também o “segredo” para eliminar a ressaca, usar o arroz em vez de açúcar na fermentação. Aline explica ainda que “a ressaca é causada por metanol, acetaldeído, acetato de etila e álcoois superiores que são formados pela levedura durante a fermentação. O açúcar não modifica nada nessa formação e nem o arroz queimado. A pirólise (leia-se, decomposição por alta temperatura), que causa o sabor amargo, ocorre tanto no açúcar como no arroz.
Nada fica claro na nota, não há explicação nem métodos auditados. A publicação também ressalta os prêmios ganhos pela bebida, porém são todos nacionais, nada que possa ser comprovado internacionalmente. Ou seja, o sonho da bebida alcoólica sem ressaca no dia seguinte ainda é só um sonho.
Melhor torcer para que um dispositivo como o Vive cheguem logo ao mercado. O Vive é um bracelete com sensores que medem o nível de intoxicação e desidratação do usuário ao ingerir bebidas, alertando seu grupo de amigos quando algo está fora do normal. Desenvolvido por estudantes da Universidade de Washington, o bracelete rastreia seus amigos por GPS e envia o alerta do seu paradeiro, tornando a experiência mais segura. E é claro, é sempre bom lembrar que o que nunca sai de moda ainda é saber a hora de parar de beber.
Referências: BBC, CNN, The Sun, Fine Dining Lovers