Ainda há quem acredite que o café possa trazer prejuízos à saúde. Mas a bebida só é contraindicada para quem apresenta insônia, osteoporose, irritações no estômago ou hipersensibilidade à cafeína. Para os demais, estudos sugerem que a bebida seja boa para o coração e ajuda a prevenir o mal de Alzheimer.
O mercado brasileiro é o maior do mundo, com uma participação de cerca de 14% no consumo mundial de café.
O que o café tem?
Cafeína é só uma das substâncias presentes na bebida que também é composta por sais minerais, vitaminas do complexo B, aminoácidos e polifenóis antioxidantes que ajudam a combater o envelhecimento das células. Para facilitar o consumo, a start-up norte-americana HVMN (antiga Nootrobox) lançou as Go Cubes, gomas mastigáveis que fornecem uma dose com os mesmos benefícios da bebida e a conveniência de um snack. Disponível em três sabores (mocha, puro e latte), o produto – que iniciou as vendas na plataforma de financiamento coletivo Indiegogo – agora já está no site Amazon por cerca de 55 euros/pacote de 20 unidades. Cada porção com 2 cubos contém 100 miligramas de cafeína, o equivalente a uma xícara. E o efeito dura de 4 a 6 horas.
Os cubos de goma à base de pectina são veganos, não contêm glúten e outros alergênicos. Sua composição tem agradado a diversos públicos, inclusive atletas, mas se cogita até seu consumo pelos astronautas no espaço. A empresa vendeu o primeiro lote em poucas horas nos Estados Unidos. Será que o café mastigável será o futuro desta bebida tão apreciada no mundo todo?
Atualização 2022: a empresa não vende mais o produto, mas para quem ainda busca seu café mastigável, ele está disponível no Brasil, a Sunflower comercializa aqui: