Será que é preciso abrir mão da praticidade das cápsulas de café e retornar ao passado? Nada disso, já há cápsulas biodegradáveis de café compatíveis com as principais máquinas do mercado!
O acúmulo de lixo gerado pelas cápsulas de café é tão grande que até seu inventor já declarou ter se arrependido de criá-las. Os fabricantes se defendem das acusações e investem em recolha e tratamento dos resíduos gerados por essas embalagens.
A reciclagem é complexa, já que a maioria é feita de plástico ou alumínio e é preciso separar a embalagem da borra do café, tornando a reciclagem mais difícil. E ainda tem a responsabilidade do consumidor, em separar suas cápsulas e levar a um ponto de recolha. Por isso há esse impasse quanto ao destino do lixo.
Só cerca de um terço das cápsulas de café consumidas no mundo são recicladas e isso é preocupante, mas não é preciso voltar ao passado com seus filtros de pano.
Muita inovação foi testada e está chegando ao mercado. Uma das que acaba de chegar ao mercado é a Dualit, que produz cápsulas biodegradáveis de café compatíveis com a máquina Nespresso e que se degradam em até 90 dias quando levadas para compostagem industrial (o plástico convencional demora mais de 100 anos para se degradar). O café, claro, é fairtrade (produção responsável) e orgânico, afinal tem de ser sustentável ambiental e socialmente também.
No Eat innovation adoramos falar sobre café e suas infinitas possibilidades de inovação. Quer ver mais novidades sobre café? Clique aqui! Quer saber mais sobre inovação, tendências e futuros? Não perca os novos conteúdos do Eat Innovation!
Artigo originalmente escrito em 13/05/2017 e publicado em 01/10/2022.