Já pensou se a nossa urina virasse cerveja? Pesquisadores belgas pensaram…e criaram a tecnologia para isso. É o sonho que virou realidade ou um pesadelo para os amantes de cerveja?
Um grupo de cientistas da Universidade de Ghent, na Bélgica, desenvolveu uma máquina que converte urina em fertilizante e água potável. Esta água é usada para produzir cerveja.
Apesar de não ser a primeira tentativa de “reciclar” dejetos humanos, desta vez, estamos falando de uma máquina muito mais eficiente e ecológica. Ela é movida à energia solar. Seu funcionamento envolve evaporar a urina e então filtrá-la separando a água dos mineiras – potássio, fósforo e nitrogênio – num processo de osmose reversa.
O projeto que já dura 2 anos e meio, teve seu primeiro teste filtrando a água residual de uma cervejaria e voltando a produzir cerveja. O segundo grande teste foi num festival de música da cidade. Durante os 10 dias de evento todo o xixi coletad gerou 1000 litros de água. O terceiro teste será a produção de cerveja a partir da urina. O nome do projeto não poderia ser mais apropriado: ‘Sewer to Brewer’ (traduzindo: do esgoto à cerveja).
Saiba que quase 750 milhões de pessoas no mundo não possuem acesso a uma fonte segura de água potável. De acordo com a ONU, essa demanda ainda vai aumentar 400% até o ano de 2050. Nas grandes cervejaria usa-se, em média, de 3 a 4 litros de água para cada litro da bebida produzido. Nas menores, pode chegar a 10 litros. Daí a preocupação com esta que é das bebidas mais consumidas do planeta.
É evidente que a máquina pode ser útil também em áreas rurais e em países em desenvolvimento, em que água, fertilizantes e energia elétrica sejam sejam escassos.
Pensando pelo lado positivo, se faltar água no mundo, pelo menos a cerveja ainda está garantida!
Referências: The Food Rush, Reuteurs, NY Daily News, The Telegraph, Instituto Brasileiro de Sustentabilidade, G1
Artigo: FULL NITROGEN RECOVERY AND POTABLE WATER PRODUCTION FROM HUMAN URINE BY MEMBRANE DISTILLATION
PS 2: Para ver mais vídeos sobre inovação, negócios e tendências, se inscreva no meu canal no You Tube (é só clicar aqui!)