Um cigarro de chá verde, feito de folhas. Não possui nicotina. Ainda assim seu consumo é seguro?
A Billy55, recém criada companhia, criou um novo cigarro de chá verde feito com as folhas da espécia Camelia sinensis. O criador, Ranko Tutulugdzija, diz ter muitos casos de pacientes que gostariam de parar de fumar de maneira natural. Por isso desenvolveu esse produto que já é consumido há décadas no Vietnã.
A ideia é que o fumante tenha a mesma sensação de fumar, porém sem a presença de nicotina. Isto diminuiria a culpa e aumentaria a motivação para parar com o vício. Ele também aconselha combinar o produto a acupuntura com sementes de mostarda.
O FDA (Food and Drug Administration) dos Estados Unidos não deu parecer sobre o produto. Especialistas dizem não haver estudos que comprovem a eficácia do método. E ainda: no fumo com nicotina o corpo libera dopamina, que é a substância química liberada pelo cérebro que desempenha uma série de funções, incluindo prazer e recompensa, ou seja, sem nicotina a crise de abstinência é a mesma. O simples ato de fumar, qualquer que seja a substância, é por si só prejudicial à saúde dos pulmões, pois implica na absorção de ar poluído com monóxido de carbono. Por isso, recomenda-se que para lidar com a falta do cigarro se recorra ao chicletes, paus de canela ou outros que não liberem fumaça.
Nos Estados Unidos o cigarro de chá verde está sendo comercializado quase com status medicinal. Já em Portugal o governo tenta conter o falso tráfico. Sim, falso tráfico existe. Folhas de louro e outras ervas aromáticas prensadas são vendidas como se fossem haxixe. Fica então a dica, em vez de criminalizar a venda de tempero prensado que se passa por droga, os portugueses estão perdendo a oportunidade abrir concorrência ao o cigarro de chá verde!
<se mesmo assim você quiser provar, compre aqui:BILLY 55 Green Tea Herbal Cigarettes, 4 pack Sampler -Non Tobacco – Non Nicotine Cigarette Alternatives – (All 4 packs of Regular flavor)
Referências: Time, Jornal de Notícias, Doce Erva, Dermatologia.net