Manter a produção perto dos grandes centros consumidores é caro, mas tê-la longe implica alimentos menos frescos. Como resolver? Com uma fazenda flutuante! Saiba mais aqui.
Será inaugurada em janeiro de 2017 em Roterdã, na Holanda, a Floating Farm (traduzindo, fazenda flutuante). Trata-se de uma plataforma que ficará flutuando no mar, ancorada no porto da cidade. Esta fazenda será especializada na produção de leite e iogurtes. O projeto é fruto de uma parceria entre 3 companhias do país com especialidades complementares.
A inspiração veio após o furacão Sandy, ocorrido nos Estados Unidos em 2012, em que os norte americanos perceberam quão rapidamente a comida poderia acabar. Após um desastre como este, se os caminhões de entrega não tem acesso, pois as estradas estão bloqueadas, a cidade pode passar por uma grave crise de falta de alimentos. Estando próxima da cidade, a produção fica menos vulnerável.
A fazenda será pequena, apenas 40 x 32 m, espaço suficiente para 40 vacas que gerarão em torno de 1500 litros de leite diariamente. Há também a possibilidade de ampliar o espaço para acomodar até 200 vacas. A estrutura será composta de grama artificial sendo que a alimentação dos animais crescerá em pequenos espaços com utilização de luzes de LED.
Em relação aos resíduos, a urina dos animais será drenada pelo chão e então armazenada em compartimento hermético. Isto reduzirá as emissões de amônia no ambiente e facilitará a distribuição desse material como fertilizante para outras fazendas urbanas. O esterco será coletado separadamente e passará por um biodigestor para gerar biogás e adubo. Para completar, a água a chuva será uilizada para as vacas beberem e tudo será mantido com energia solar. A plataforma também sediará um laboratório de alta tecnologia para pesquisa em produção de alimentos e tratamento de água e de resíduos.
A iniciativa é muito legal, porém não é totalmente nova. No ano passado o escritório de arquitetura Foward Thinking Architecture, de Barcelona, Espanha, publicou o projeto da Smart Floating Farms, fazenda flutuante em alto-mar para produção de pescado e de vegetais, mas este ainda não saiu do papel.
https://vimeo.com/139943711
Para os interessados, a empresa conta com opções de franquias para expansão do conceito. Contudo os especialistas duvidam das previsões de retorno do investimento para o empreendimento. Apesar de ser quase auto-suficiente, a capacidade de produção é pequena e pode se tornar um produto para pequenos nichos de mercado e não algo para alimentar grandes cidades. É esperar para ver.
Referências: Gizmag, FastCompany, Tech Insider