Foi milagre? Encontraram o pote de ouro? Claro que não, o grupo lucrou com upcycling porque investiu em estudo, mudança de mentalidade e confiou numa combinação de ações pela sustentabilidade.
Que ações o Grupo Petrópolis adotou?
Segundo o Food Connection, “a empresa conseguiu reverter parte das 8 mil toneladas de resíduos produzidos na fabricação e envase de seus produtos em receita, chegando, com isso, a um incremento de R$ 24,5 milhões no seu faturamento anual”.
Apenas 0.2% dos resíduos gerados por eles são aterrados e esses resíduos são o lixo de banheiro. Já os resíduos de produção como lúpulo, levedura e malte voltam ao mercado. Casca de malte vai para alimentação de gado enquanto o que sobra do esmagamento de cereais vai parar dentro de tijolos na construção civil.
As embalagens não ficam de fora
O programa de logística reversa recolhe as embalagens e troca por novos vasilhames. Até os pneus usados dos caminhões a frota da empresa vão para empresas que produzem grama sintética.
Como atingir um resultado como esse?
O upcycling é uma parte importante do processo, mas ele acompanha uma otimização do processo produtivo. O upcycling só faz sentido se ele for feito com os resíduos inevitáveis, ou seja, o que é evitável, as empresas devem evitar. Parece óbvio, mas muitos esquecem, o que é possível cortar, trocar por alternativas mais eficientes ou sustentáveis, faça!
Quando restam apenas os resíduos inevitáveis, aí sim entra o upcycling.
O Grupo Petrópolis fez essa lição de casa, por exemplo quando reduziu a quantidade de plástico e de água utilizada em sua produção, evitando ter de lidar com esses resíduos desnecessariamente. Recomendo que você que está lendo este artigo faça esse mesmo exercício na sua empresa, reveja no detalhe o que pode ser otimizado ou reduzido e o que pode ser simplesmente eliminado.
E o futuro?
No futuro espero que toda empresa priorize um processo eficiente e sustentável desde sua concepção e que o upcycling já seja parte inerente de sua receita, tanto para lidar com seus resíduos quanto para incorporar resíduos de outras empresas e assim conseguir preços mais competitivos e produtos mais inovadores em seu portfólio.
E quando sua empresa tiver resíduos ou quiser usar resíduos de outras produções, nós da Upcycling Solutions estamos aqui para que a sua empresa seja a próxima a faturar com upcycling e ainda tornar seu processo mais sustentável, tem coisa melhor?
Quem mais já lucrou com upcycling de cerveja?
Quer conhecer outras soluções criativas de upcycling com resíduos de cerveja? Já falamos sobre barrinhas de resíduos de cerveja e de filamento para impressora 3D que sai até com a cor dourada da bebida, clica nos links cor de rosa!
Quer saber como o upcycling pode virar o jogo na sua empresa? Clica aqui!
Fonte: Food Connection, Catalisi, Terra Magazine