O leite de burra é pouco conhecido, mas seu valor é enorme… e seu preço também. Ele é altamente nutritivo e é também matéria-prima para produtos incríveis como chocolate, queijo e até cosméticos.
O consumo de leite de burra ou leite de jumenta é uma tendência nos dias hoje por diversos motivos. Primeiro, por sua composição nutricional, ele é um dos mais similares ao leite materno humano. É fonte de ômega 3, possui maior teor de lactose e menor de gordura que o leite comum e possui ainda lisozima, uma proteína que auxilia o sistema imunológico.
Ele também é substituto do leite de vaca para alérgicos à proteína do leite, inclusive bebês. Além disso, a aceitação de leites não-bovinos também vem aumentando, a curiosidade do consumidor e abertura a novos produtos contribui para este cenário. Já falamos sobre o leite de camela (nesse post aqui), agora vamos falar sobre leite de burra.
Mas não se engane, seu consumo é mais antigo do que parece, há relatos de que Hipócrates, pai da medicina, já teria exaltado as virtudes do produto. Cleópatra também era conhecida por tomar banhos com este leite para manter a juventude de sua pele.
Na Europa já há alguns pólos criadores de asininos (ou seja, de jumentos) tanto para consumo da carne quanto do leite e seus derivados. O problema, porém, é que as burras produzem pouco leite cerca de um litro por dia, enquanto uma vaca produz mais de dez vezes isto.
Isto faz com que o queijo de burra, chamado Pule, custe mais de 1000 dólares por quilo, é o mais caro do mundo. Há ainda um mercado negro que consegue preços um pouco mais baixos, porém sem qualquer garantia de origem ou segurança.
Está em estudo um projeto para produção de queijo Pule e carne de jumento no sertão do Rio Grande do Norte, no Brasil ainda sem previsão para começar. A empresa suíça Eurolactis desenvolveu o primeiro chocolate de leite de burra (à venda aqui) e a grega Aphrodite Secrets também possui o seu (à venda aqui).
Mas se você prefere fazer a Cleópatra, melhor usar o sabonete (à venda aqui) e o hidratante de leite de burra, além de hidratar a pele, eles são aliados no tratamento de eczema, rosácea e psoríase.
Você já provou? Me conte nos comentários!
Referências: ASPECTOS COMPOSICIONAIS E NUTRICIONAIS DO LEITE DE JUMENTA: UMA REVISÃO, Amiata Donkey Milk Chain: Animal Health Evaluation and Milk Quality, Foodbev Media, Dairy Reporter, Health, BBC, The Debrief, Marie Claire, The Luxury Spot, Forbes, G1