Apesar de gostoso, o macarrão é rico em carboidratos e pobre em fibras. E se houvesse uma opção saudável e saborosa? Conheça aqui o macarrão de algas! Você vai se surpreender!
A startup holandesa Seamore é a maior entusiasta do macarrão de algas. Já falamos da alga com gosto de bacon aqui. A novidade agora é outra alga, a Himanthalia elongata, que está migrando do mar para o prato. Conhecida como spaguetti do mar, ela é um substituto saudável para o macarrão convencional, pois possui mais fibras, vitaminas, minerais e ômega 3. E não contém glúten, sendo indicada para os celíacos.
Há mais de 10.000 espécies de alga no mundo, porém esta é encontrada apenas na costa atlântica da Europa. Colhida a mão na Irlanda, ela é lavada, seca e então vai para a embalagem que chega ao consumidor. De olho na sustentabilidade, permite-se colher apenas 15% do volume de algas em uma área, assim garante-se que nunca vá faltar no futuro. Ainda assim, a startup já estuda cultivar sua própria produção. O custo ainda é mais alto que o da pasta convencional, mas com o aumento do cultivo o preço vai ser competitivo, garante a empresa.
Willem Sodderland, o fundador da Seamore, descobriu a Himanthalia por acaso. Ele estava de férias em Ibiza quando provou uma salada de algas num restaurante e pensou estar comendo massa. Ele imediatamente percebeu que havia mercado para o produto e no ano seguinte sua startup iniciou a produção do macarrão de algas com o dinheiro arrecadado numa campanha de financiamento coletivo. Mais conhecida na Ásia, onde se comem diversas espécies de algas, a empresa acredita que logo ela se tornará um item comum nas nossas refeições no ocidente. Por ter sabor neutro, é possível preparar até mesmo sobremesas com o ingrediente versátil.
Os próximos passos? Tornar o consumo de alga amplamente aceito e introduzir novos produtos com ela tais como pão e salgadinhos chips. Hummm, aguardamos ansiosamente!
Referências: The Daily Meal, Holland Food Valley