Quem recusa um cafezinho com aquele aroma inconfundível que preenche o ambiente? Para quem quer sempre mais café, há maneiras mais rápidas e imperdíveis de se conseguir a cafeína que nos move.
A grande novidade para você que quer mais café é a cafeteira que memoriza o teu gosto e prepara a bebida à tua maneira. A Auroma One possui controle de temperatura, nível de amargor, textura, proporção água/café e ajusta as várias opções até conseguir o café perfeito para ti.
A máquina ainda recomenda grãos de produtores parceiros e sugere combinações especiais para que você possa diversificar e conhecer novos sabores. E claro, é capaz de comunicar com smartphone e permite que a controle à distância. A empresa desenvolveu uma campanha de crowdfunding na plataforma Kickstarter e também vende no site próprio.
Para completar o cenário dos sonhos dos amantes do café, investigadores brasileiros identificaram que, além de saboroso, o café também é um analgésico e ansiolítico natural, com propriedades semelhantes às da morfina (medicamento para as dores) e com menos efeitos secundários.
Os efeitos da substância foram testados com sucesso em ratos de laboratório e a descoberta ocorreu por acaso, pois inicialmente a pesquisa visava isolar genes do café associados à sua qualidade, porém foram identificadas no grão sequências genéticas semelhantes a alguns opióides de humanos (presentes no nosso cérebro). A partir de então, o foco passou a ser a avaliação das funções e efeitos desses fragmentos em mamíferos. O uso dessa substância em remédios ainda exigirá novas pesquisas e testes em seres humanos.
Se cafeteiras especiais ainda são futurísticas demais para você, podes ficar com a cafeteira portátil Minipresso. Para acionar a Minipresso, basta pressionar o botão central algumas vezes e esperar que ela faça o trabalho todo sozinha.
Para os apreciadores, é sempre bom ter soluções portáteis para obter um café fresquinho a qualquer hora🙂
Referências: Exame, Digital Trends
Artigo originalmente publicado na minha coluna site Noctula Channel em 19/11/2015 e atualizado em 14/09/2018.