Pés inchados, jet lag, pressão nos ouvidos… são incômodos que fazem parte de uma viagem de avião. Uma cia aérea enfrentou o problema criando um menu para deixar passageiros felizes.
Viagens de avião costumam ter efeitos desagradáveis nos passageiros como inchaço do corpo, redução do paladar, aumento da pressão nos ouvidos. Tudo isso gera desconforto e até mau-humor. As companhias aéreas sabem disso e algumas já buscam maneiras de diminuir esses efeitos.
A Qatar Airways desenvolveu uma cerveja especialmente para ser saboreada a 35.000 pés de altitude (neste post aqui). Agora é a vez da Monarch, companhia britânica, investir no bem-estar dos passageiros.
Após um estudo encomendado pela companhia, entenderam que um dos pontos mais críticos do vôo é a alimentação. Para melhorar a experiência de vôo eles investiram na comida. O menu ‘Monarch Mood Food‘ foi desenvolvido por chefs de cozinha molecular em conjunto com um psicólogo alimentar, o professor Charles Spence da Universidade de Oxford.
Os pratos incluem alimentos para reforçar o sistema imunológico, promover relaxamento e bem-estar. Antes do vôo os passageiros recebem sorvete de equinácea e alcaçuz e durante o vôo, chá verde e bolinhos de lavanda, que ajudam a diminuir os efeitos do jet lag.
Aos 30 minutos de vôo é a vez do chá de ervas com algas, sementes de erva-doce e camomila para reduzir o inchaço e bolacha com algas marinhas, que possuem sabor de umami e aguça as papilas gustativas, que são geralmente inibidas pela pressão reduzida da cabine e o ar seco do avião.
Para finalizar, antes do pouso, barrinhas energizantes com nozes caramelizadas salgadas.
A Monarch não é a única a investir no marketing de gentileza, a Air France desenvolveu um chiclete (pastilha elástica, em Portugal) para amenizar a pressão nos ouvidos durante o vôo.
O ‘La Gomme à Mâcher’ vem em sabores tradicionais franceses como macarons de pistache e crème brûlèe. O oferecimento do produto ainda é limitado, mas em breve será distribuído em todos os vôos da companhia.
Essas iniciativas melhoram a experiência do consumidor e mostram a importância de proporcionar conforto para o passageiro mesmo em companhias low cost como a Monarch ou em vôos de curta duração. O que será que ainda vem por aí?
Referências: Stylus Curve, Monarch Blog, Benetton Comunicação