Olá leitores novos e antigos, você está lendo um blog que começou em 2015. Tudo começou quando terminei um mestrado em global innovation management. Por ser cientista de alimentos e estar desempregada, quis unir alimentos e inovação e mostrar ao mundo o que eu podia fazer.
O emprego veio
O blog cresceu, era InovAlimentos, virou Eat Innovation, se tornou bilíngue e enfim o emprego chegou em 2017. Trabalhei com pesquisa de tendências e inovação numa empresa líder global no segmento. Pude atender as maiores empresas de alimentos, bebidas, ingredientes e embalagens do mundo e trabalhar com pessoas incríveis.
Como sempre podemos ter um novo começo, saí de 2 anos de desemprego direto para uma das maiores bases de dados de alimentos do mundo. E com direito a feiras internacionais, palestras em grandes empresas e projetos de vários produtos que você compra hoje no supermercado! É muita sorte né?
O blog já tinha uma vida e uma identidade, consegui o trabalho e continuei escrevendo. Em 2018 minha mãe adoeceu e a vida virou de cabeça pra baixo. Tentei seguir escrevendo até que ficou inviável e esse blog parou de vez.
Quando a vida sai do trilho
Foram dois anos muito difíceis e ela partiu em 2020, cedo demais para a grandeza da existência dela aqui e para o infinito que eu gostaria que ela vivesse. Ela era a maior leitora, apoiadora, compartilhadora de posts e incentivadora desse projeto junto ao meu marido, que ainda era namorado quando tudo começou. A ausência dela foi e ainda é difícil de definir. Eu precisei desse tempo para processar tudo isso dentro de mim e voltar a viver. Seu legado continua, ela segue viva na nossa memória.
Foram 4 anos intensos, de muita dor, sofrimento, amor e esperança (tudo isso ao mesmo tempo!). Resumindo, tivemos uma mudança de país às pressas, um casamento, o luto, a pandemia, herdamos 8 cachorros, tivemos um filho, saí do emprego, criamos um novo negócio. E finalmente é hora de retomar esse projeto que é o blog.
Enfim, é hora de recomeçar
Faz sentido voltar como se nada tivesse acontecido escrevendo sobre tendências que pesquiso por aí? Hoje sou uma pessoa diferente de quem eu era, com mais conhecimento, vivência e um processo brutal de amadurecimento. A vida mudou e eu também, então é tempo de um novo começo, mas fazendo diferente.
Este ano li o livro Tendências Não Óbvias – Mega Trends, em que Barghava Rohit, analisa seus relatórios passados de tendências. A avaliação dele foi tão franca que ele deu notas a cada tendência com a visão que ele tem hoje. Esse foi o insight que faltava para eu retomar o blog, foi uma grande inspiração.
Não vou apagar o que já fiz, inclusive enquanto escrevo essa publicação tenho 150 posts prontos que nunca publiquei. São conteúdos mais antigos e que refletiam as tendências daquela época, algumas ainda estão atuais, outras nem tanto. Eles estão sinalizados para ninguém ler desavisado e quero comentar sobre os erros e acertos das minhas análises. Vamos fazer juntos esse refinamento na previsão de tendências e construção de futuros.
Para o futuro
Estou mergulhando no design de futuros (no plural mesmo, o que é assunto pra outro post). Além da consultoria em inovação e tendências, acrescente aí o futurismo. O blog ainda vai mudar de nome e tem mais mudança vindo, mas vamos dar um passo de cada vez.
Alimentos é uma área muito forte na minha trajetória e seguiremos falando muito sobre comida, mas o futuro é interligado, é preciso enxergar além. Agora você vai ver por aqui um conteúdo mais diversificado, englobando mais áreas, mais livre e testando novos formatos, mas sempre com responsabilidade, afinal eu mudei, mas meus valores permanecem!
Outra novidade é que não estou mais sozinha (na verdade nunca estive, só que o time está saindo dos bastidores) e estamos crescendo. Prometo evitar os clichês de Linkedin do tipo “faz sentido pra você?” ou “me conta aqui nos comentários…”, mas preciso deixar um recado para marcar esse recomeço:
Clique para conhecer a PROInnoverse