Quem não gosta de receber um recado carinhoso dos pais na hora do lanche? Mas e as 62 mil crianças com deficiência visual no país, ficam de fora? Não, basta ter o rótulo em Braille!
Para estimular esse hábito, a Kellogg’s deixa um espaço em branco nos rótulos dos Rice Krispies Treats nos EUA para que os pais escrevam bilhetes aos filhos. Num esforço de incluir mais crianças, a gigante de alimentos lançou, em parceria com a Federação Nacional dos Cegos as “Love Notes“, que torna o rótulo em Braille.
Trata-se de adesivos em Braille e caixas de áudio graváveis para que essas crianças também recebam esse carinhos dos pais. Os adesivos Braille vêm em folhas de oito com frases pré-impressas como “You Got This” (= você consegue) e “Love You Lots” (= te amo muito) e podem ser coladas nos rótulos de Rice Krispies.
Como algumas crianças não lêem braille, eles também oferecem uma caixa de áudio gravável que quando é aberta, reproduz uma mensagem de 10 segundos gravada pelos pais. O próprio fundador da empresa, Will Keith Kellogg, perdeu a visão durante a última década de sua vida e teria apreciado a iniciativa.
Outras empresas também adotaram medidas para aumentar a inclusão de pessoas com deficiências. Na Australia a rede de supermercado Coles criou uma hora silenciosa para que clientes autistas pudessem fazer suas compras em paz.
Para autistas, o barulho de um supermercado pode ser extremamente perturbador. Durante a hora silenciosa, o rádio das lojas fica em volume mínimos, as luzes são reduzidas, nenhuma máquina de limpeza é ligada e os anúncios são suspensos.
Essas iniciativas ainda são pequenas perto das necessidades não atendidas que os deficientes têm todos os dias, mas um pouco de empatia e gentileza nesse mar de hostilidade faz toda a diferença.
Referências: Huffington Post, Bakery and Snacks, The Daily Meal, Mashable, NY Daily News