Depois de fazer rótulos com nomes a Nutella foi além: 7 milhões de embalagens únicas criadas por um algoritmo. A era dos produtos ultra personalizados está só começando!
Faz tempo que empresas apostam na personalização, a Coca Cola, por exemplo, imprimiu nomes nas latinhas e fez um sucesso enorme. Mas isso ainda é pouco perto da tendência que está chegando agora: produtos ultra personalizados.
A Nutella criou 7 milhões de frascos do seu produto. Isso mesmo, todos diferentes! Essa edição limitada, lançada na Itália em conjunto com a agência de comunicação Ogilvy & Mather, chamava-se “Nutella Unica” e trazia cada uma um rótulo exclusivo.
Para gerar tantas combinações contaram com a ajuda de um algoritmo, um código de identificação para personalizar e autenticar cada vidro. O resultado? A empresa vendeu todos os frascos em menos de um mês. A próxima fase da campanha será na França.
Este tipo de inovação de embalagem é relativamente barata para implantar e gerar mídia espontânea, além de estreitar a relação com os consumidores e atrair novos clientes. É também menos arriscada que a iniciativa de imprimir nomes nos rótulos, já que em 2015 uma garota australiana não conseguiu comprar a sua embalagem personalizada porque a empresa se recusou a estampar seu nome, Isis, que também é a sigla do Estado Islâmico do Iraque e da Síria em inglês (Islamic State of Iraq and Syria), o que gerou uma repercussão negativa para a marca.
Uma curiosidade sobre a Nutella: sabia que o produto nasceu da necessidade? Durante a Segunda Guerra, houve falta de cacau e o chocolate se tornou um produto de luxo. Pietro e Giovanni Ferrero, confeiteiros, passaram a testar combinações de avelãs (abundantes na região) com cacau torrado, leite, açúcar e chocolate.
A necessidade é mesmo a mãe da invenção e da inovação. E no caso das embalagens únicas, olha a Pirâmide de Maslow das necessidades humanas de novo (falamos dela aqui,Ultra personalized: how Nutella is profiting from unique products é só clicar!) quem não tem quer se sentir estimado?
E você, vai aderir aos ultra personalizados? O seu produto faz os seus clientes se sentirem únicos?
Referências: Creativity, Design Taxi, Adweek, The Verge, Inc., Food Dive