Depois das facas mais criativas, é a vez dos outros utensílios ganharem destaque. Veja agora os 4 mais interessantes do momento.
1- Espátula que se mexe sozinha
O RoboStir é o típico produto daqueles infomerciais da tv, uma espátula que mexe a comida na panela sozinha. O vídeo é primoroso e obteve milhões de visualizações na internet. Parece bom demais para ser verdade e é, o site Consumer Reports comprou e testou o RoboStir. A conclusão é de que ele funciona apenas em líquidos leves, ou seja, nada de mexer o bechamel com ele. Para piorar, na instrução de uso é dito que o produto não deve ser deixado sozinho quando em uso, então qual a utilidade dele se o utilizador precisa estar lá? Mais fácil fazer logo o serviço sozinho.
2- Garfo que libera aroma
Aromafork à primeira vista é um garfo comum, mas ao simples toque de um botão ele libera aromas, elevando sua experiência gastronômica a outro patamar. Como o gosto é estreitamente ligado ao aroma, a liberação de diferentes odores na refeição altera nossa percepção gustativa. Todos nós sabemos como é comer sem sentir cheiros, isso ocorre quando estamos gripados, temos a sensação de que a comida perde o gosto, quando na verdade nós é que deixamos de sentir cheiros. A Molecule-R, empresa criadora do Aromafork, comercializa além do garfo, colher e os aromas. São 21 aromas diferentes como framboesa, trufas e até goma de mascar, que podem ser também misturados entre si, criando ainda mais possibilidades.
3- Hashis pela segurança alimentar
Um dos maiores medos das pessoas ao comer é ingerir algo contaminado. A Baidu, empresa chinesa apresentou uma solução: hashis inteligentes. Os “pauzinhos” permitem identificar a origem do óleo e da água contidos na comida alertando o consumidor através de uma luz na ponta do dispositivo. Consta que com esses hashis será possível determinar até mesmo as calorias da refeição e os dados são enviados a uma aplicação para smartphone. Ainda não foi anunciado o preço, e segundo a empresa estes pauzinhos ainda não estão prontos para a produção em massa.
4- Talheres para pacientes com mãos trêmulas
A Liftware, startup americana comprada pelo Google, desenvolveu um talher para pacientes com tremores nas mãos. É composto por duas partes: o estabilizador e os utensílios, que só funcionam ao serem conectados. Veja como funciona:
Com esse utensílios sua refeição será totalmente diferente!
Referências: Fine Dining Lovers, Noctula Channel